Profissionais de peso visitam

sábado, 10 de julho de 2010

Governador Cid Gomes participa de solenidade de entrega de licença para implantação da Usina de Energia Solar em Tauá




Usina de Energia Solar em Tauá O governador Cid Gomes participa nesta sexta-feira, 26 de março, no município de Tauá, da solenidade de entrega da licença à empresa MPX para a implantação da Usina de Energia Solar de Tauá.
Esse tipo de usina é o primeiro empreendimento a funcionar no mercado comercial e será a maior usina desse tipo da América do Sul.
De acordo com a empresa MPX as obras devem começar no fim de abril e será interligada ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. Além do governador, o evento também contará com a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – Adece, Antonio Balhmann, do diretor de Novos Negócios e Meio Ambiente da MPX, Paulo Monteiro, além de autoridades do legislativo estadual e empresários.
A escolha do município de Tauá:
A localização do empreendimento foi determinada por razões técnicas. O Governo do Estado do Ceará patrocinou a elaboração do Mapa Solar Imétrico, com o objetivo de identificar no território cearense as melhores localizações para a implantação de parques de geração de energia solar. Por meio desse estudo, o município de Tauá apresentou-se com as condições mais adequadas para a implantação da usina de geração de energia solar, empreendimento proposto pela empresa MPX.
Área ocupada:
A usina será instalada numa área de 253 ha, na localidade de Várzea do Boi, em frente a subestação da Chesf. A localização é estratégica, minimizando perdas e otimizando custos.
Perfil do empreendimento:
A Usina de Energia Solar de Tauá, está planejada para ter capacidade instalada de até 50MW, utilizando como tecnologia painéis fotovoltaicos, que transformam a luz do sol em eletricidade. A instalação da usina acontecerá em fases, conforme a demanda desse tipo de energia venha ocorrer, com o apoio do Fundo de Incentivo à Energia Solar – Fies, junto com a política federal de incentivo à energia solar.
Fundo de Investimento em Energia Solar
O Fundo de Investimento em Energia Solar - Fies é pioneiro e único no país. A constituição desse instrumento de incentivo fundamentou-se em exemplos internacionais de sucesso como as legislações Alemã e Espanhola. O Fies permite o investimento de terceiros em energia limpa, com a possibilidade de obtenção de uma distinção para as empresas e consumidores que decidirem apoiar esse tipo de energia.
Geração de empregos:
O empreendimento ocupará aproximadamente 200 empregos diretos durante a construção e implantação da usina de energia solar. Na fase final de operação serão criados cerca de oitenta empregos diretos e indiretos. O adicional significativo de geração e de emprego e renda no entorno do empreendimento acontecerá em razão da tecnologia utilizada, do conhecimento gerado e das necessidades de fábricas e prestadoras de serviços que trabalharão em razão de uma usina desse tipo e porte.
Investimentos:
Na primeira etapa de construção e elaboração da Usina de Energia Solar de Tauá serão investidos R$ 12 milhões. Espera-se que o custo unitário do MW instalado venha a diminuir com o tempo e a quantidade adquirida, entretanto, atualmente a estimativa de custo de uma usina de 50MW é de cerca de US$ 250 milhões.

Fonte: ADECE

0 comentários:

Postar um comentário